Consulta Ginecológica

O Ginecologista costuma ser o principal clínico da mulher. A rotina ginecológica é uma ótima oportunidade para realização de um check up , principalmente do ponto de vista do rastreamento do câncer de colo uterino, câncer de mama, infecções sexuamente transmissíveis, sexualidade e planejamento familiar.

Menina olhando pra cima

A importância da rotina Ginecológica

A prevenção primária é a melhor estratégia para prevenção de doenças, como o câncer. A coleta do papanicolaou, a realização da ultrassonografia transvaginal, de mama, tireóide e mamografia são fundamentais para o rastreamento. Além disso, a anamnese e o exame físico podem detectar inúmeras doenças clínicas e determinar o tratamento precoce, fundamental para uma vida saudável e mais feliz.  

Image by Diana Polekhina

Vacina para HPV

Em dezembro de 2017 foi registrada na ANVISA a vacina contra HPV para 9 vírus.  A vacina cobre os tipos de HPV causadoras de verrugas genitias 6 e 11, além dos causadores de lesões pré-cancerosas e cancerosas 16,18, 31, 33, 45, 52 e 58. Inicialmente foi registrada para uso em mulheres entre 9 e 26 anos, mas seu uso deve ser aprovado para idades mais avançadas em breve

Image by Diana Polekhina