Consulta Pré-Concepcional

O pré-natal deve começar antes mesmo da gestação. Diagnosticar e tratar doenças da mulher pode evitar malformações, abortos e situações de risco de vida para futura mãe e bebê. Tratar infecções antes de engravidar pode evitar parto prematuro, mas não há evidências que o tratamento durante a gestação reduza o risco. 

Pronto para o exercício
Pronto para o exercício

Exercício na para as tentantes e na gestação, pode?

Não só pode como deve, mas com suas limitações. A mulher que engravida fazendo exercícios pode continuar de maneira adaptada. O controle da frequência cardíaca abaixo de 140 batimentos e o cuidado em não quecer muito o corpo são fundamentais. Exercícios aeróbicos devem ter uma pausa após 30 minutos, quando o corpo deve ser resfriado e a mulher hidratar-se.

Obesidade.png

Perda de Peso

A perda de 10% do Índice de Massa Corporal antes da gestação reduz em pelo menos 10% a chance de prematuridade, pré-eclâmpsia, diabetes e macrossomia.  

​Ácido Fólico

O uso de ácido fólico iniciando 30 dias antes da gestação, pode reduzir a chance de anencefalia e espinha bífida em 75%. O uso de folato, ou metilfolato, que é a forma ativa do ácido fólico, tem equiparação sérica ao ácido fólico e há lógica para funcionar, entretanto, é muito mais caro e NÃO HÁ COMPROVAÇÃO  que funcione para prevenção destas malformações. O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos continua recomendando o ácido fólico e não o metilfolato.

Acido folico.png