Quem Sou Eu?

Formação em Medicina

Minha jornada profissional comecou em 1995, quando ingressei no curso de Medicina da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP). Me formei em 2000, recebendo a honra de ser o orador da sexagésima terceira turma da EPM-UNIFESP.

Residência Médica

Após um ano servindo a Força Aérea Brasileira como médico, cursei Residência em Ginecologia e Obstetrícia e segui com outra Residência Médica em Medicina Fetal, ambas na EPM/UNIFESP.

Títulos de Especialista

Obtive o Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e mais tarde o de Área de Atuação em Medicina Fetal (RQE 51.384 e 51.384-1) pela Febrasgo. Acreditando na grande importância, busquei o credenciamento internacional para ultrassonografia Morfológica pela Fetal Medicine Foundation de Londres (FMF ID: 40017), obtido ao final da residência.

Títulos Acadêmicos

Conclui minha tese de Mestrado em 2010, cujo tema já expressava a vontade de reduzir a indicência de partos cesáreos: indução do parto com mononitrato de isossorbida.

Em 2017 defendi o Doutorado onde estudei a presença do sinal do "sludge" do líquido amniótico na prematuridade e o uso de antibióticos como tratamento. O trabalho é reconhecido internacionalmente pelos principais pesquisadores em Prematuridade, como o Professor Roberto Romero.

A Docência

Em 2018 recebi o título de Professor Afiliado do Departamento de Obstetrícia / Disciplina de Medicina Fetal da EPM/UNIFESP. De 2018 a 2021 fui o responsável pelo Ambulatório de Predição e Prevenção do Parto Prematuro e pelo de Infecções Congênitas da Disciplina de Medicina Fetal.

Em 2021, após êxito em concurso público, me tornei Professor Adjunto do Departamento de Obstetrícia / Disciplina de Obstetrícia Fisiológica da EPM/UNIFESP, onde posso ensinar a arte do parto normal aos alunos. Hoje sou coordenador do Curso de Obstetrícia do quarto ano médico e permaneço responsável pelo Setor de Predição e Prevenção do Parto Prematuro.  

Linha de Pesquisa

Durante a trajetória acadêmica segui a principal linha de pesquisa em prematuridade, representando o Brasil em inúmeros Congressos Nacionais e Internacionais, além de dezenas de publicações. 

Consultório

Atuo em consultório privado desde 2004, realizando cirurgias e partos nos Hospitais Albert Einstein, Pro Matre Paulista e Hospital São Luiz, aliando a mais atualizada evidência científica com as particularidades da mulher moderna. Atuei também como Médico Fetal em diversos laboratórios realizando ultrassonografias e procedimentos, o último no Laboratório Fleury entre 2009 e 2017, quando passei a realizar os exames exclusivamente na Clínica Actua.

Atender com excelência envolve inicialmente o acolhimento, onde a equipe reconhece as necessidades da paciente, para só então aplicar os conceitos científicos dentro da individualidade de cada mulher. O resultado será um atendimento humanizado, individualizado, integral, prático e resolutivo. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3509453567791268

Prof. Dr. Alan Hatanaka