Ultrassonografia Obstétrica com Dopplervelocimetria Colorida

Consiste na avaliação do crescimento fetal, placenta, líquido amniótico  e vitalidade fetal. É fundamental para o acompanhamento de bebês de baixo peso ou doenças da gestação como pré-eclâmpsia, obesidade, hipertensão e doenças auto imunes.

umbilical.jpg

Dopplervelocimetria

Principal forma de avaliação da vitalidade fetal. A artéria umbilical é o vaso que leva sangue do bebê para a placenta e, portanto, é empurrado pelo coração fetal e carrega sangue desoxigenado. Em situações de falta de oxigênio, o bebê tenta fechar as artérias para aumentar a chegada de sangue nos órgãos nobres, que são cérebro, coração e glândula supra renal. Com isso há um aumento da resistência desse vaso, que pode ser visto por um cálculo feito pelo próprio aparelho de ultrassonografia.

Avaliação do Crescimento Fetal

Fetos pequenos tem maior risco de desfechos desfavoráveis, inclusive de óbito intra-uterino. Detectar o crescimento inadequado associado a alterações do Doppler, comprovadamente reduz a chance de perda do bebê. A medida da altura uterina, segundo o estudo Intergrowth 21th, só detecta cerca de 30% dos fetos pequenos. 

peso.png