Pessário e Cerclagem

Pessário e Cerclagem são métodos para prevenção de parto prematuro indicados em situações muito específicas. A indicação errada ou a inexperiência na realização desses procedimentos pode prejudicar a gestante e o bebê.

Pessario.png

Pessário trata-se de um anel de silicone que é utilizado em situações em que o colo uterino é curto e não há indicação de cerclagem.

Não pode ser utilizado na presença de sangramento, inserção baixa de placenta ou infecções. 

Estudo publicado pela Escola Paulista de Medicina - universidade Federal de São Paulo, sugere que para bons resultados, o profissional deve receber treinamento e a curva de aprendizado é de cerca de 30 colocações. 

Pessário

Cerclagem

Trata-se de da realizacão da passagem cirúrgica de um ponto no colo com a intenção de não deixá-lo abrir. A técnica pode ser realizada com um ou dois fios e deve ser realizada em centro cirúrgico sob raquianestesia. Está indicada em casos de uma doença chamada insuficiência istmo cervical, ou nos casos de comprimento do colo ≤  5-10mm, dependendo de cada caso. Está contra indicada em gestantes com sangramento, inserção baixa de placenta ou infecções e idade gestacional acima de 26 semanas.  

Words CERVICAL CERCLAGE composed of wooden letters. Pregnant woman in the background.jpg