Aconselhamento em Prematuridade

Tema da minha tese de Doutorado, Pós-Doutorado e inúmeras publicações, a prematuridade trata-se do meu assunto preferido. É a maior causa de morte de bebês com menos de 1 ano de idade e a maior causa de paralisia cerebral, déficit mental, visual e auditivo. 

Prevenir o parto prematuro não é simples, pois ele pode ocorrer por inúmeras causas. O tratamento começa antes da gestação, na chamada consulta pré-concepcional.

PrematuroOrigem.png

A Origem do Parto Prematuro

Ele pode ocorrer por três principais causas, e cada origem tem causas bem diferentes. O parto por indicação médica ocorre na maioria das vezes por pré-eclâmpsia ou restrição de crescimento fetal. A prematuridade por contrações ou rotura das membranas tem causa multifatorial.

Causas de Parto Prematuro Espontâneo

O parto prematuro espontâneo pode acontecer por múltiplos fatores. Pesquisá-los de maneira cuidadosa é a melhor maneira de evitar a prematuridade.

PrematuridadeMultifatorial.png
colo curto.jpg

Ultrassonografia Transvaginal Para Avaliação do Colo Uterino

Uma das ferramentas ais importantes para predizer o parto prematuro, é realizada em todas as gestantes na oportunidade da ultrassonografia morfológica de segundo trimestre. O colo com comprimento ≤ 25mm gera um risco de quase 50% de nascimento prematuro.

Pessário

O uso do pessário associado a progesterona reduz a chance de parto prematuro quando comparado ao uso isolado da progesterona de acordo com recente publicação da qual fiz parte. 

Em nossos dados da EPM-UNIFESP, ele reduz a chance de prematuridade em 3 a 4 vezes, entretanto, esse efeito só é atingido após curva de aprendizado. Outra publicação de nosso grupo demonstrou que são necessários 30 colocações de pessário para que os resultados sejam bons.

Pessario.png